Justificativa e Ordem


Antes de mais nada, vou postar um pequeno texto para depois explicar a técnica:

"A forma paralela de automatismo humano é demonstrada num experimento da psicóloga social Ellen Langer e seus colegas (Langer, Black e Chanowitz, 1978). Um princípio conhecido do comportamento humano afirma que, ao pedirmos um favor a alguém, teremos mais sucesso se fornecermos um motivo. As pessoas simplesmente gostam de ter motivos para o que fazem (Bastardi e Shafir, 2000). Langer demonstrou esse fato previsível pedindo um pequeno favor a pessoas que esperavam na fila para usar a copiadora de uma biblioteca: “Com licença. Tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de xerox porque estou com pressa?” A eficácia desse pedido acompanhado de um motivo foi quase total: 94% das pessoas indagadas deixaram que ela passasse à sua frente na fila. Quando ela fez o mesmo pedido sem dar uma justificativa (“Com licença. Tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de xerox?”), apenas 60% dos consultados concordaram."

Bom, pra mim Langer usou 2 técnicas, a da justificativa e a ordem.
Justificativa:
Como o texto explica, nossa mente esta acondicionada a aceitar as coisas que são bem explicadas, um outro exemplo disso vem dos anos que trabalhei como professor, com a experiencia de escolher bem as palavras pra ficar bem mais explicados as matérias propostas, eu acostumei a falar explicando as coisas, mesmo coisas simples que as pessoas entendem rápido, eu costumo da uma esticadinha nas frases pra colocar uma explicação básica. depois que pequei esse vício, reparei que as pessoas respeitam muito mais a minha opinião sobre todo tipo de assunto, de mesa de bar até reuniões de negócios, isso pq estou usando a técnica proposta por Langer.
Ordem:
Alem de explicar, as pessoas gostam de ser submissas, esse teste eu mesmo fiz:
Tinha algumas crianças sbindo em uma arvore em uma praça e depredando a mesma, então pedi pra duas amigas pedirem para os meninos sairem da arvore, porem eu pedi que a atitude tomada fossem diferentes
A primeira chegou e pedio por favor, para que as crianças não fizer isso com a arvore, com a mais calma do mundo. ninguém deu ouvidos.
A segundo chegou e simplesmente disse: Sai dai agora crianças... e saíram sem falar nada, saíram em clima de festa, não se ofenderam nem nada, isso tudo com o mesmo tom de voz.
Ja reparou que pessoas consideradas ignorantes, conseguem as coisas mais facilmente, não pela ignorância, mas pq são mais diretas no que querem...

Bom, vc's devem estar pensando que as duas formas estão entrando em contradição né? como ser direto e explicativo ao mesmo tempo?

Simples:
Explique dando ordens diretas, exemplo:
Hoje não vou poder ir trabalhar pq não vou poder (ordem), tenho reunião de família inadiável (explicação)

Você não esta pedindo pra faltar, você esta comunicando, como uma afirmação, uma ordem e logo depois da uma explicação, que neste caso, não requer muito detalhe...


Texto retirado do livro: As Armas da Persuasão

Previous article
Next article

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2