Reciprocidade




  • devemos tentar retribuir, na mesma moeda, o que outra pessoa nos concedeu, costumamos fazer o melhor possível para não sermos consideras parasitas, ingratos ou aproveitadores. Sentimos uma obrigação de retribuir, e assim procedemos.
"Em outras palavras, existe uma pressão cultural forte para retribuir um presente ou uma atitude, mesmo quando não solicitado. Fomos condicionados a nos sentirmos mal quando devemos favores, nós nos dispomos a concordar em prestar um favor maior ainda do que aquele recebido apenas para aliviar a carga psicológica da divida.
Exemplo: essa é a base por trás da técnica de degustação tão comum em supermercados. As empresas sabem que ao treinar suas promotoras de vendas para oferecerem uma amostra dos produtos aos clientes, aumentam significativamente a chance deles serem vendidos, visto que a pessoa sente-se induzida a retribuir o favor para não ser considerada uma aproveitadora."
Mais um texto tirado do livro Armas da Persuasão...
Alem no marketing, como visto no exemplo, como podemos usar isso no dia a dia pra conduzir as pessoas ao nosso favor?
Eu trabalhava em um escritório, e uma das vendedoras da empresa não gostava de mim, eu não tinha contato direto com vendedores, mas mesmo assim sabia que ela não gostava de mim, e falava muito mau de mim pelas costas, porem eu não ligava muito, mas resolvi fazer um teste com ela:
Eu estava caminhando dentro da loja e vi essa vendedora desesperada procurando alguém com celular pra fechar um negocio com um cliente, onde a comissão dela seria considerável, logo ofereci meu celular e deixei na mão dela, e falei assim: "É de conta, use o quanto você precisar, depois passo aqui pra pegar"
Algum tempo depois voltei na loja e ela entregou o celular, e no fundo ficou com vontade de retribuir o favor por causa da técnica da reciprocidade, consequentemente parou de falar mau de mim, ainda não gosta, mas ao menos parou de falar mau por traz.
Previous article
Next article

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2