LINGUAGEM CORPORAL NO TRABALHO – 5 DICAS



Melhorar a sua linguagem corporal no trabalho é fundamental para o seu sucesso profissional. Com as atuais mudanças nas regras previdenciárias, até mesmo os servidores públicos vão precisar prestar mais atenção nisso, pois haverá uma passagem muito maior de pessoas da iniciativa privada para o funcionalismo público e vice-versa.
Além dos benefícios imediatos para a sua carreira, prestar atenção na linguagem corporal te dá uma certa vantagem na análise e interpretação das emoções das pessoas ao seu redor.
Essa consciência da emoção ambiental é fundamental para que você se insira melhor nos nos seus contextos e também possa sentir-se mais feliz.
Nossas 5 dicas de hoje são:
  •  preste atenção aos sinais não verbais;
  •  observe os comportamentos não verbais contraditórios;
  •  interprete os sinais não verbais em grupos;
  •  nunca desconsidere o contexto;
  •  controle o seu próprio tom de voz.

  1   Preste atenção aos sinais não verbais

linguagem-corporal-sinais-nao-verbais-ibralc
A grande vantagem ^que você obtém ao observar os sinais não verbais é o acesso que você ganha às emoções das pessoas. Além do que está sendo verbalizado, é possível interpretar outro canal de comunicação que as pessoas, em sua maioria, não têm controle consciente.
Desenvolver essa capacidade no ambiente de trabalho é fundamental para que você tenha uma visão sobre quem são seus apoiadores, ou quem parece ser apoiador, mas quer te prejudicar. Nesse momento da observação não importa descobrir as razões pelas quais alguém gosta ou não de você, mas sim saber quem te ajuda ou atrapalha.

  2   Observe os comportamentos não verbais contraditórios

linguagem-corporal-sinais-contraditorios-ibralc
Como anteriormente explicado, a linguagem corporal está intimamente relacionada com as nossas emoções e a maior parte das pessoas não tem um bom controle sobre essa camada não verbal da comunicação. Então, é muito vantajoso observar as discrepâncias entre o que é dito e as reações imediatas do corpo quando se diz algo.
A mensagem pode ser positiva, mas se expressões faciais ou movimentos e posições negativas forem adotadas, levante a hipótese da pessoas estar mentindo….
Veja na foto acima um exemplo: imagine que o homem com as mãos fortemente cruzadas está dizendo que apoia o seu projeto…. Será que apoia mesmo?

  3   Interprete os grupos de sinais não verbais

linguagem-corporal-sinais-grupos-ibralc
Interpretar não é adivinhar. A leitura corporal não é mágica nem mentalismo. O comportamento humano é multideterminado. Assim, dificilmente você chega a uma boa interpretação a partir de apenas um gesto ou expressão facial.
Procure, portanto, estar atento a um grupo de sinais que possam ser coerentes entre si. Expressões faciais de raiva e medo, com aperto dos dedos da mão e encolhimento do corpo são um exemplo desse tipo de agrupamento. Esse grupo não verbal, simultâneo a uma ameaça verbal, pode indicar que ela é séria e que alguém pode estar pronto para uma agressão física real.

  4   Nunca desconsidere o contexto

linguagem-corporal-observe contexto-ibralc
Ja expliquei que o comportamento é multideterminado, ou seja, o mesmo gesto ou expressão pode ocorrer por motivos diferentes. Essa é uma das principais dificuldades a serem superadas na interpretação do comportamento não verbal.
Então, o contexto em que o comportamento ocorre é um dos principais determinantes para que uma ação faça sentido.
Desde a década de 50 os psicólogos vêm estudando a influência do meio para alterar o comportamento pontual das pessoas. A pressão social é tão poderosa que funciona na maioria das pessoas. Veja abaixo um experimento da chamada Conformação Social e também sobre o Espelhamento:

  5   Controle o seu próprio tom de voz

linguagem-corporal-tom-voz--ibralc
Muitos dos desentendimentos no ambiente de trabalho são decorrentes de conversas em tom de voz inadequado. Observe se você conversa como se estivesse brigando ou ameaçando.
Se você precisar gravar uma conversa para observar a si mesmo, não o deixe de fazê-lo. Ouça seus colegas com atenção. Se algum amigo te disser que você parece estar brigando, leve a sério.
Tome consciência do seu tom ao conversar com as pessoas e altere a sua forma de falar, se necessário. Você verá os benefícios.


Previous article
Next article

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2