Técnica de manipulação "Click e Zum"


 

Técnicas de manipulação são frequentemente empregadas por pessoas sem estudos específicos sobre o assunto; isso é considerado um dom. O ser humano segue padrões de pensamento impostos pela sociedade, e quem compreende como ativar gatilhos nesses padrões tem facilidade em manipular.

Gatilho é um elemento que permanece oculto em nosso subconsciente, aguardando algo (um gatilho) para se manifestar. Um exemplo disso são as cores; observe que as principais marcas de fast-food usam as cores amarela e vermelha, que ativam o gatilho da fome em nós.

Para manipular uma mente, é possível utilizar técnicas de persuasão, bem como elementos como cores, odores ou qualquer atributo que ative os sentidos das pessoas. Quem nunca sentiu vontade de comer um pão de queijo ou churrasco imediatamente após perceber o aroma no ar?

Agora que compreendemos o conceito de gatilho, vamos chamá-lo de "click".

Na psicologia, há um termo conhecido como "Zum", que descreve o momento em que, logo após acionarmos o click, a pessoa está pronta para fazer o que desejamos. O ato final é chamado de zum.

Em breve, abordarei mais detalhes sobre as técnicas de "click" e "zum"...

Retomamos o blog em 2024, após 10 anos de pausa. Agora, finalmente, exploraremos com mais profundidade os conceitos de click e zum.

Este texto foi inspirado em minha última leitura, "As Armas da Persuasão" de Robert B. Cialdini, Ph.D.

Previous article
Next article

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2